Philippe Berthet

Desenhador, Argumentista
(França) Thorigny-sur-Marne, 22 de Setembro de 1956


Após terminar os seus estudos em Saint-Luc, em Bruxelas, Philippe Berthet começa a escrever, a partir de 1978, os seus primeiros contos para revistas francesas como Le 9e Rêve, Aïe! e Spatial. Em 1981, ingressa na revista Spirou, onde inicia a série Lloyd conjuntamente com o escritor Andrieu. Um ano depois, produz a série futurista O Mercador de Ideias, onde escreve e desenha em colaboração com Antonio Cossu. Berthet e Cossu criam várias histórias curtas para a Spirou, posteriomente recolhidas no álbum Rêve de Chien.
Berthet continua a sua colaboração com a revista Spirou, com histórias independentes, como Hiver 51 e Été 60, escritas por Andreas, bem como O Olho do Caçador (texto de Foerster) e A Dama, o Cisne e a Sombra (texto de Dominique David).
Retrata o crime negro da década de 30 do século passado com a série O detective de Hollywood, escrita por José-Louis Bocquet e François Rivière. Na colecção Aire Libre da Dupuis, cria Sur la Route de Selma (1991), com argumento de TomeHalona (1993).
Em 1994, lança para a Dargaud a série Pin-Up com o escritor Yann. A série, sobre as décadas de 40 e 50 do século XX é uma uma homenagem à série Male Call de Milton Caniff. Berthet trabalha com Foerster no one-shot Cães da Pradaria, editado pela Delcourt em 1996.
Em 2004, Berthet e Yann iniciam a série Yoni na nova coleção Empreinte (s) da Dupuis. Contudo, após dois tomos, a série é abandonada e Berthet e Yann continuam com Les Exploits de Poison Ivy na Dargaud entre 2006 e 2008. Trabalha com Corbeyran no segundo volume de XIII Mistério, um spin-off de XIII, retratando a personagem Irina Svetlanova. Com Fred Duval, lança Nico, uma série de ficção científica e espionagem para a Dargaud (2010).


Séries publicadas em Portugal

One-shots publicados em Portugal:
  • Moça da praia (Fille de la plage), 1983, Berthet e Jean-Luc Fromental, Jornal da BD #183
  • O olho do caçador (L'oeil du chausseur), Berthet e Foerster, Álbum ASA [1997]
  • A dama, o cisne e a sombra (La dame le cygne et l'ombre), 1989, Berthet e Dominique David, Álbum ASA [1992]
  • Cães da pradaria (Chiens de prairie), 1996, Berthet e Foerster, Álbum Meribérica [1999]
[actualizado a 15-3-2015]
Esta página destina-se a compilar a banda desenhada publicada nas revistas portuguesas do século XX. Os dados constantes desta base de dados foram retirados das revistas, álbuns, bibliografia especializada e páginas da Internet. As informações constantes desta base de dados não se consideram completas, sendo meramente uma comparticipação do autor para o estudo da banda desenhada publicada em Portugal. Contudo, as bases de dados estão em permanente actualização. A catalogação dos episódios está, quando possível, ordenada por ordem cronológica da sua edição no país de origem. Nos autores, o primeiro nome refere-se ao desenhador. O ano refere-se à primeira publicação do episódio. Desde já, agradeço quaisquer colaborações para o desenvolvimento desta página, enviando correcções, aditamentos ou sugestões através do formulário da página.