Mic Delinx

Michel Houdelinckx
Argumentista, Desenhador
(França) Paris, 6 de Dezembro de 1930 - Paris, 18 de Dezembro de 2002


Fascinado pelo desenho desde a infância, desenvolve os seus estudos em cursos nocturnos de desenho na escola Montparnasse. Faz a sua estreia em 1957 com Kid Texas na revista Pierrot. Um ano mais tarde, está presente em Lissette com Sofia, bem como em Fripounet et Marisette com Bull Dozer.
Cria em 1961, juntamente com Goscinny, La Forêt de Chênebeau, que é inicialmente publicado na revista Jacqueline dos Armazéns J. Esta série é, cinco anos mais tarde, retomada na revista Pilote. Também para a Pilote, cria histórias curtas, assim como a série Buck Gallo, com textos de Yves Duval e Jean Tabary, publicada entre 1963 e 1968. Em 1968 e 1969, desenha Pan et la Syrinx com textos de Fred. Também em 1969, Delinx cria a sua série mais famosa, A Selva em Festa, com textos de Christian Godard para a revista Pif Gadget. Em 1996, desenha a série humorística Banga!. Delinx também realiza trabalhos de publicidade e é o criador da revista Kouakou, para crianças de África. Também está activo no campo da televisão, criando a marionete Theobald le Chameau para o Midi Magazine Show.

Séries publicadas em Portugal:

[actualizado em 19-2-2015]
Esta página destina-se a compilar a banda desenhada publicada nas revistas portuguesas do século XX. Os dados constantes desta base de dados foram retirados das revistas, álbuns, bibliografia especializada e páginas da Internet. As informações constantes desta base de dados não se consideram completas, sendo meramente uma comparticipação do autor para o estudo da banda desenhada publicada em Portugal. Contudo, as bases de dados estão em permanente actualização. A catalogação dos episódios está, quando possível, ordenada por ordem cronológica da sua edição no país de origem. Nos autores, o primeiro nome refere-se ao desenhador. O ano refere-se à primeira publicação do episódio. Desde já, agradeço quaisquer colaborações para o desenvolvimento desta página, enviando correcções, aditamentos ou sugestões através do formulário da página.