José Manuel Soares

Argumentista, Desenhador
(Portugal) São Teotónio, 7 de Setembro de 1932


Natural de S. Teotónio (concelho de Odemira), onde nasceu a 7 de Setembro de 1932, reside na Costa de Caparica (concelho de Almada) e passa algumas temporadas em Leiria, onde tem uma galeria de pintura. É casado com a pintora Ângela Vimonte.
Artista de alto talento. precisamente na pintura, que tem exposto nas mais diversas localidades de Portugal. é igualmente um dos grandes mestres da Banda Desenhada Portuguesa. estando a sua obra por ser recuperada em álbum na quase totalidade.
Colaborou em diversas revistas e jornais, como: Diabrete, Cavaleiro Andante, Mundo de Aventuras, Pimpão, Fagulha, Lusitas, O Odemirense, Jornal de Almada, Diário do Norte, etc. Em 1985, as Edições Futura publicam-the um álbum com A Ala dos Namorados e De Angola à Contracosta, anteriormente publicadas na revista Cavaleiro Andante. Em 1990, a Câmara Municipal de Odemira edita-the um álbum com a sua versão-BD sobre a vida de Luiz Vaz de Camões.
José Manuel Soares foi homenageado na Sobreda-BD/86, no Moura -BD/93 e em 1996 no 1° Festival-BD de Lisboa, tendo então recebido o Troféu O Mosquito.


Séries publicadas em Portugal:
Zeca

One-shots publicados em Portugal:
  • Um tiro certeiro, 1952, Cavaleiro Andante #21
  • A lenda do palácio de cristal, 1955, Cavaleiro Andante (Nº Especial) do Natal de 1955
  • A ala dos namorados, 1956, José Manuel Soares e Artur Varatojo, Cavaleiro Andante #218 a #249, Álbum Editorial Futura [1985]*
  • De Angola à contra-costa, 1958, Cavaleiro Andante #365 a #382, Álbum Editorial Futura [1985]*
  • Pegadas na neve, 1958, Fagulha #1 a #13
  • O morcego de veludo, José Manuel Soares  e Maria Isabel Mendonça Soares, Cadernos Sobreda BD #15
  • Rasto de fogo, José Manuel Soares e Raul Oliveira Cosme, Cadernos Sobreda BD #15
  • Luís de Camões, José Manuel Soares e Raul Costa, Álbum Camara Municipal de Odemira [1990]
* Colecção Antologia da BD Portuguesa [álbum duplo]
[actualizado a 27-2-2015]
Esta página destina-se a compilar a banda desenhada publicada nas revistas portuguesas do século XX. Os dados constantes desta base de dados foram retirados das revistas, álbuns, bibliografia especializada e páginas da Internet. As informações constantes desta base de dados não se consideram completas, sendo meramente uma comparticipação do autor para o estudo da banda desenhada publicada em Portugal. Contudo, as bases de dados estão em permanente actualização. A catalogação dos episódios está, quando possível, ordenada por ordem cronológica da sua edição no país de origem. Nos autores, o primeiro nome refere-se ao desenhador. O ano refere-se à primeira publicação do episódio. Desde já, agradeço quaisquer colaborações para o desenvolvimento desta página, enviando correcções, aditamentos ou sugestões através do formulário da página.