Alfredo Castelli

Argumentista, Desenhador
(Itália) Milão, 26 de Junho de 1947


Castelli inicia a sua carreira na BD em 1965, quando se torna num editor para a Kolosso e Diabolik. Um ano mais tarde, funda o popular e influente fanzine Comics Clube 104, considerado o primeiro fanzine italiano. Torna-se conhecido por escrever argumentos desde 1967 para Rocky Rider, Pedrito El Drito e Piccola Eva. A partir desse momento, Castelli prova ser um escritor prolífico e versátil, contribuindo também para várias séries de televisão e numerosas revistas de BD, como Tilt, Corriere dei Ragazzi, Zack, Pif e Scoop.
Em 1978, cria Allan Quatermain para a revista Supergulp , sobre um explorador especializado em mistérios arqueológicos. Este personagem inspira o nascimento do famoso Martin Mystère, editado pela Bonelli em 1982, com desenhos de Giancarlo Alessandrini. Para a mesma editora, Castelli escreve para Dylan Dog, Zagor, Mister No e livros como L'Uomo delle Nevi (desenhos de Milo Manara) e L'Uomo di Chicago (obra de arte por Alessandrini ).
Desde o sucesso de Martin Mystère, Alfredo Castelli continua a trabalhar para a Bonelli, com séries como Zona X e The Almanack of Mystery.



Séries publicadas em Portugal:
Aristocratas (Os), Sombra (O)

One-shots publicados em Portugal:
  • O piloto fantasma, Micheluzzi e Castelli, Jornal do Cuto #127
[actualizado em 19-2-2015]
Esta página destina-se a compilar a banda desenhada publicada nas revistas portuguesas do século XX. Os dados constantes desta base de dados foram retirados das revistas, álbuns, bibliografia especializada e páginas da Internet. As informações constantes desta base de dados não se consideram completas, sendo meramente uma comparticipação do autor para o estudo da banda desenhada publicada em Portugal. Contudo, as bases de dados estão em permanente actualização. A catalogação dos episódios está, quando possível, ordenada por ordem cronológica da sua edição no país de origem. Nos autores, o primeiro nome refere-se ao desenhador. O ano refere-se à primeira publicação do episódio. Desde já, agradeço quaisquer colaborações para o desenvolvimento desta página, enviando correcções, aditamentos ou sugestões através do formulário da página.